1° Fórum Comunitário do Selo UNICEF

Por ASSESSORIA

1° Fórum Comunitário do Selo UNICEF

A Prefeitura de Araputanga e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizaram neste dia 03 de março o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef 2021-2024. O encontro reuniu representantes das organizações governamentais e da sociedade para planejar as políticas públicas voltadas à garantia dos direitos das crianças e adolescentes que deverão ser consolidadas e ampliadas pelo município ao longo dos próximos anos.

O fórum comunitário contou com um público de aproximadamente 50 pessoas. Após a abertura oficial que contou com o pronunciamento das autoridades presentes no evento, foram apresentados a articuladora e mobilizadores municipais que compõem a comissão intersetorial de articulação para o Selo Unicef.

Em seguida, os participantes se organizaram em quatro grupos de trabalho e discutiram estratégias voltadas para o desenvolvimento infantil na primeira infância, educação e saúde de qualidade para todas as crianças e adolescentes, oportunidades de trabalho e de formação profissional para adolescentes e jovens, prevenção às diversas formas de violência, proteção social para famílias vulneráveis, entre outros pontos.

A partir das propostas elaboradas pelos grupos de trabalho, a comissão intersetorial de articulação para o Selo Unicef e o CMDCA irão organizar o plano de ação municipal para reduzir as desigualdades, com metas consolidadas até o ano de 2024. Durante o fórum também foi iniciada a formação do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA).